O ENGENHEIRO QUE VIROU BAIRRO (2)

Em outubro de 2010, aqui postei a nota Linha do Tempo: O ENGENHEIRO QUE VIROU BAIRRO. Nestes termos:
Em 1922, a Rede Viação Cearense (RVC) inaugurou uma de suas estações no quilômetro 3 da linha férrea Fortaleza-Crato. Algum tempo depois, a estação recebia o nome de Otávio Bonfim, em homenagem a um dos engenheiros da RVC. A região de Fortaleza que se desenvolvia em torno dessa estação logo passou a ser chamada de bairro Otávio Bonfim. E a mudança de sua designação para Farias Brito (o nome de um filósofo cearense), apesar de ter caráter oficial, até hoje não "pegou". Ao lado, uma autêntica raridade: a reprodução de uma fotografia do engenheiro Otávio Bonfim.
Pois bem. Não havia, até então, essa imagem disponível. Pelo menos, na internet, que é atualmente a grande fonte das imagens. Um dia, casualmente, ao assistir a um programa da TV local sobre o bairro Otávio Bonfim, percebi uma fugaz exibição dessa imagem. Localizado no YouTube o vídeo em que ela se encontrava, congelei-a em meu computador, fiz um print screen (captura de tela) e editei-a.
Publicada em Linha do Tempo, a reprodução fotográfica fez carreira própria. Através do site Estações Ferroviárias (o mais completo do gênero no Brasil), onde foi novamente publicada, a foto do engenheiro chegou à primeira página do Google. E quem pesquisa textualmente "Otávio Bonfim" no gigante das buscas logo se depara com a imagem do engenheiro na caixa de endereçamento para a Wikipédia.
Acesso em 28/01/2018, 16;41
Atualizei: LIVROS QUE FALAM DO BAIRRO OTÁVIO BONFIM COM SEUS FRANCISCANOS FRADES E A FAMÍLIA GURGEL-CARLOS

Nenhum comentário: