O RESTAURANTE TREMENDÃO

Situado no início da rua Padre Pedro de Alencar, à margem da Lagoa de Messejana, o restaurante Tremendão foi uma das referências do bairro.
Pesquisa
MESSEJANA. Churrascaria
Com um churrasco gaúcho autêntico, será inaugurado na sexta-feira vindoura, às 20 horas, o Tremendão Churrascaria, casa de merendas situada próxima (sic) à Lagoa de Messejana.
"O Povo", de 20 de junho de 1967
Memória
Na década de 1970 e seguintes, os funcionários do Hospital de Messejana (HM) costumavam realizar suas festas de confraternização nas dependências da churrascaria.
Professores convidados para dar palestras no HM, findo o compromisso eram levados para almoçar no Tremendão.
Servindo uma culinária típica do Nordeste naquele tempo, seus pratos eram muito elogiados pelos palestrantes. Um destes foi o Dr. Gerson Pomp, pneumologista do Rio de Janeiro, que veio ministrar um curso na especialidade em Fortaleza.
Muito comum, no Tremendão, a formação de algum grupo para cantar em torno de um violão, contando para isso com o beneplácito de seus proprietários.
O restaurante também impressionava pelo belíssimo pôr do sol que apresentava, refletido nas águas da Lagoa de Messejana.
À margem da lagoa, Juraci Magalhães, em seu terceiro período como prefeito de Fortaleza, mandou construir um calçadão, indo da avenida Frei Cirilo até a rua Capitão Afrânio, contornando em seu trecho inicial o restaurante Tremendão.
No processo de urbanização da região, além dos passeios e ajardinamentos feitos, placas explicativas foram acrescentadas para orientar os passantes. E uma estátua da índia Iracema, com 13 metros, foi colocada nas águas da lagoa.
Iracema, segundo o romance do nosso conterrâneo José de Alencar, saía da Lagoa de Messejana e ia banhar-se na Bica do Ipu.
Atualidade
A estátua necessita de uma restauração, e o Tremendão é agora uma loja de fast food.
Desconfio que os funcionários do HM transferiram suas comemorações para o Sabor do Baião. Este restaurante fica na Frei Cirilo, num ponto em que eles só precisam atravessar a avenida.
Cronologia
Tremendão Churrascaria(20/06/1967)
Tremendão Meat House Restaurante (data da abertura: 27/03/2001)
Frigideira Cearense (2008)
Habib's (2013)
Tremendão, visto da Lagoa, em seu tempo de Frigideira Cearense (foto de 2010).

6 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Transcrevo:
No Tremendão eles serviam macaxeira frita que era uma delícia e a vista da Lagoa de Messejana em noite de lua era tocante.
Edmar Gurgel Coelho, por e-mail

Anônimo disse...

Era o melhor da época em tudo na comida na freguesia de Edson a Edson.
Que pena que os herdeiros não liga pra história..

Nece Beguet Bez disse...

Meu pai, Lauro Beguet foi o fundador do restaurante Tremendão. Lembro-me muito bem.

Francisco Rogerio de Oliveira Costa disse...

Você esqueceu de mencionar que o seu pai era sócio do meu pai Fernando Uchôa Costa...que foi pioneiro em fazer a carne de sol.
Rogério Costa

Exímio afiador de Alicates de Cutículas, Marcos Nóbrega, do Centro de Fortaleza -Ceará disse...

SEU FERNANDO UCHOA COSTA,, CONTINUO MORANDO NO PRÉDIO QUE ELE MOROU, ATÉ O ANO DE 2018, QUANDO FALECEU, COM 88 ANOS, FOI MUITO AMIGO DO MEU PA, CANTUÁRIA, E MEU AMIGO TAMBÉ, VALEU, SOU MARCOS NÓBREGA, CENTRO DE FORTALEZA - CEARÁ, 13-FEVEREIRO-2022.

Anônimo disse...

É verdade é verdade Ali era para ser ter sido tombado como patrimônio da história da Messejana né deixasse acabar ali Os Herdeiros devia ter lutado por aquilo ali ter deixado manter a história