A BUSCA DE ANDRÉ GARCIA POR LIVROS DE GENEALOGIA

2 nov 2017
Olá, primo, também descendo dos Gurgel do Amaral. 
Sou eu o André, dono do blog Meu Sangue Brasileiro.
Eu estou em busca há algum tempo de livros que tratem da genealogia da família Gurgel do Amaral.
Já tenho até agora uma cópia destes livros:
"Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel do Amaral;
"Uma Família do Século XVI", de Heitor Gurgel;
E estou na pista destes outros:
"Porteiras e Currais", de Miguel Santiago Gurgel do Amaral. Estou no aguardo de um retorno do contato.
Encontrei uma prima nossa distante do ramo do sudeste que possui o livro "Paraty caminho do Ouro", de Heitor Gurgel e Edelweiss Campos. Pretendo adquirir uma cópia assim que possível.
Recentemente, descobri mais um livro que não sabia existir "Amaral Gurgel e Gurgel do Amaral", de Oscar Nogueira Marques. Que espero ser possível conseguir uma cópia.
Afora que estou esperando os dois tomos que comprei de"Primeiras famílias do Rio de Janeiro - Séculos XVI e XVII", de Carlos Grandmasson Rheingantz. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Grandmasson_Rheingantz]
Sem contar que, nesse meio tempo, achei outras obras que preenchem lacunas genealógicas. Afinal de contas, não descendo apenas dos Gurgel do Amaral, e dos quais não herdei o sobrenome. 

26 nov 2017
Olá, Sr. Paulo Gurgel Carlos da Silva, boa tarde.
Dias atrás escrevi-lhe sobre a pista que tenho a respeito do livro "Porteiras e Currais".
Eu consegui esse contato (cita e-mail) pertencente ao Sr. (cita nome completo).
Que é parente do Sr. Pereira do município cearense Jaguaruana (que foi quem me passou o contato). O Sr. Pereira é administrador da página no facebook "Jaguaruana em P e B".
Pesquisando sobre o Sr. (cita nome), descobri que é representante comercial, motivo pelo qual talvez ainda não tenha me respondido...
Tendo em vista que um representante comercial costuma viajar bastante.
O Sr. (cita nome)  é representante comercial da empresa de plástico (cita nome de empresa).
Eu moro no Norte (Manaus - AM) e, no momento, estou sem telefone celular.
Você pode tentar um contato (cita telefones e e-mail) com ele?

27 nov 2017
Resposta - Meu caro André Garcia,
Contatei com o Sr. (cito nome).
Já nos conhecíamos. Ele é irmão da Sra. (cito nome), que foi casada com meu tio (cito nome). Em alguma época, ele foi meu cliente e tem um filho chamado de Paulo Gurgel, também médico no Ceará.
Não sabe onde está atualmente o seu exemplar de "Porteiras e Currais", mas se comprometeu em me avisar caso aconteça de localizar esse livro (provavelmente emprestado).
Agora é aguardar.
No próximo domingo devo publicar, em "Linha do Tempo", um dos artigos do seu blogue "Meu Sangue Brasileiro".
Um abraço.
29 nov 2017
Prezado Sr. Paulo,
Já consegui o livro "Primeiras Famílias do Rio de Janeiro (Séculos XVI e XVIII)", de Carlos G. Rheingantz, que trata das primeiras gerações dos Amaral Gurgel no estado carioca (a sua origem no Brasil).
Ainda estou negociando com uma pessoa, o livro "Amaral Gurgel e Gurgel do Amaral" de Oscar Nogueira Marques, todavia as negociações não tem sido fáceis.
Estive lendo um artigo de 2009, de autoria do Sr. Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, "Franceses em São Paulo: Séculos XVI-XVIII" (http://ptdocz.com/doc/1208304/franceses-em-s%C3%A3o-paulo). Marcelo descende dos Amaral Gurgel do sudeste. No fim da seção dedicada à prole de Toussaint Gurgel, para ser mais exato nas entrelinhas da nota 85, dá a entender que fará um livro. Marcelo é historiador e escritor.
Correspondi-me por e-mail com ele (foi um pouco difícil achar o e-mail dele), que me confirmou que está escrevendo, porém não tem tido muito tempo. Se tudo der certo, daqui a uns poucos anos, haverá mais um livro sobre a família.
Desde já agradeço, primo Paulo, o seu contato com o Sr. (cita nome), que também é um primo, já que todos os Gurgel possuem a mesma origem no Brasil.
25 dez 2017
Tenho uma boa notícia para lhe dar.
Consegui obter o livro "Porteiras e Currais", de um outro parente nosso, que também vive no Nordeste.
Na verdade, não é o livro original (foi digitado por ele, o livro original que, na verdade, é uma cópia já é bem frágil), mas pretendo deixar o arquivo que ele me enviou o mais próximo possível do original.
Se quiser posso já lhe enviar o arquivo que tenho para que leia (ele não está fiel ao original, está sem algumas páginas por exemplo, e o conteúdo de cada folha digitada não está fiel ao original). Ou, se preferir, enviarei essa versão digitada e, posteriormente, a versão em PDF igual ao livro (para que a divulgue em seu blog, afinal de contas, é um livro procuradíssimo e outros parentes nossos precisam ter acesso a obra de Miguel). Ou, ainda lhe enviar apenas a versão em PDF (quando estiver pronta).
28 dez 2017
Resposta - Envie-me a versão em PDF quando estiver pronta.

--------------------------------------------------------------------------------------
ATUALIZANDO ...
2 jan 2018
Olá, primo Paulo,
Conforme relatado e prometido, seguem os links do livro "Porteiras e Currais", de Miguel Santiago Gurgel do Amaral.
Eis a versão digitada:
https://www.dropbox.com/s/i9cih7y7l6ymgsq/Porteiras%20e%20Currais%20%28livro%29%20-%20digitado.pdf?dl=0
Eis a versão livro:
https://www.dropbox.com/s/cqplsim8gm1693z/Porteiras%20e%20Currais%20%28livro%29.pdf?dl=0
Pretendo lhe enviar também (antes farei um levantamento), arquivos sobre os primeiros Amaral Gurgel (os cariocas mencionados nos tomos de Carlos Grandmasson Rheingantz).

Nenhum comentário: