RÁDIO GASOSA

A Rádio Gasosa fazia parte do programa de reabilitação desenvolvido pelo Sanatório (de Maracanaú). O técnico de laboratório Raimundo Guimarães Ribeiro (que trabalhou no Sanatório, depois Hospital Municipal de Maracanaú, no período de 1981 a 2003) nos relata como surgiu e como funcionava a Rádio Gasosa:
A Rádio Gasosa surgiu por iniciativa dos próprios pacientes que participavam do curso de rádio técnico que existia no Sanatório. Havia uma grande necessidade de comunicação entre os pacientes e por isso montaram a Rádio. Quem implantou essa Rádio foi um paciente conhecido por "Deca". Funcionava no terceiro andar do prédio e apresentava as mesmas características das rádios da época: oferecimento de músicas, recados, transmitia um programa educativo que falava dos cuidados para saúde, organizavam show ao vivo. Nesse período, tivemos como convidados a cantora Aíla (Ayla) Maria, Moacir Franco, Irapuan Lima e o "Rei do Baião" Luiz Gonzaga. O nome "Gasosa" foi devido a um exame (tratamento) muito comum na época,chamado de pneumotórax, que consistia em encher o pulmão (espaço pleural) de ar. Os pacientes sempre diziam: "Tá cheio de gás". "Já vai tomar uma gasosa". Como o "Deca" que trabalhava na Rádio fazia sempre esse exame, daí a origem do nome Rádio Gasosa (RIBEIRO, R., 2003).
Quando cheguei no Sanatório, a Rádio Gasosa já estava sendo desativada. Isso porque, antes, o paciente passava muito tempo hospitalizado, e assim, oferecia condições para cuidar do seu funcionamento. Com a descoberta de drogas mais eficientes para o tratamento da tuberculose, a permanência hospitalar diminuiu, e a Rádio Gasosa foi se desfazendo, em razão da alta dos pacientes que a idealizaram e a mantinham em funcionamento. A rotatividade dos pacientes internados aumentou e, com isso, a Rádio Gasosa foi aos poucos deixando de funcionar (CARDOSO, N.). Os grifos são meus.
Fonte:
Hospital Municipal de Maracanaú: reflexos das políticas nacionais de saúde em meio século de história / [Maria Abreu Barbosa (Coord.) et al.]. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 298 p.:il. color. – (Série I. História da Saúde no Brasil) ISBN 85-334-0844-7

Nenhum comentário: