REGULAMENTAÇÃO DO PARQUE DO COCÓ

Uma conquista histórica
Quase 40 anos depois da primeira tentativa de criação do Parque do Cocó, a demarcação oficial de seus limites vira realidade. Por decreto do governador Camilo Santana, o Parque passa a ter limites definidos a partir deste domingo. São 1.571 hectares entre a BR-116, no Anel Viário do Ancuri, até a praia do Caça e Pesca, onde o rio se liga ao mar.
Hoje, a partir das 9 horas, Camilo Santana (PT) assina o decreto de regulamentação do equipamento que passa de 1.155,2 para 1.571 hectares. Um marco histórico para uma reivindicação antiga puxada pelo movimento ambientalista de Fortaleza.
Programação
4/6, às 9 horas – Camilo Santana assina o decreto da demarcação do Parque do Cocó, abre a Semana do Meio Ambiente e faz a entrega da comenda "Amigos do Cocó" para personalidades. Uma delas é o Tenente Araújo, ex-comandante do posto da Polícia Ambiental do Parque. Ele atualmente coordena os passeios de barco pelo rio.
5/6 a 10/6 – Plantio de 600 mudas na área no Parque do Cocó, na área da trilha dos shows na Padre Antônio Tomás. Iniciativa do grupo C. Rolim com estudantes de escolas públicas.
Fonte: Demitri Túlio, Jornal O Povo
Flagrantes da festa
Ex-governador Lúcio Alcântara: o início do Parque do Cocó, ao criar em Fortaleza o Parque Adahil Barreto
Governador Camilo Santana e Prefeito Roberto Claudio: a parceria para  a ampliação e a regulamentação do Parque
Parque urbano, segundo a Wikipédia 
É um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, sendo sobretudo localizado numa região urbana. Nele, estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos, e estabelecimentos comerciais são normalmente restritos a quiosques.
Um parque urbano propicia lazer e recreação aos habitantes da cidade, assim como uma apropriação lúdica do espaço público. Parques urbanos incluem muitas vezes museus, playgrounds, "laguinho", campos de esportes, jardins botânicos e casas de espetáculos.
Um dos exemplos paradigmáticos de um parque urbano é o Central Park, em Nova Iorque, Outro exemplo semelhante é o Hyde Park, em Londres. Já exemplos bastante conhecidos de parques urbanos no Brasil são o Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Parque das Dunas em Natal e o Parque do Cocó em Fortaleza.

3 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Recebi esta mensagem:
Olá, Paulo!
Realmente é um passeio lindo.
Já o fiz e adorei.
Abraços.
Auxiliadora Barroso, por e-mail
12:21 (há 5 horas)

Paulo Gurgel disse...

Recebi esta mensagem:
Muito bom!
Estivemos lá, merecemos uma camisa e um boné...
Afrânio Bizarria, por e-mail
5 de junho (há 1 dia)

Paulo Gurgel disse...

Recebi esta mensagem:
Realmente Paulo, uma vitória para todos nós!
Auxiliadora Barroso, enviada do Outlook
10 de junho