NA TERRA DAS PALMEIRAS

Desmembrado do município de Cascavel, o distrito de Pindoretama tornou-se município em 1987. Sua toponímia é de origem tupi e significa "terra das palmeiras", de "pindó" (palmeira) e "retama" (terra, região). Ocupando uma área territorial de 72 km², o município de Pindoretama é constituído de cinco distritos: Sede, Pratiús, Capim de Roça, Ema e Caponguinha.
Tendo como seu principal acesso a CE-040, a rodovia do litoral leste do Ceará, Pindoretama dista 40 quilômetros de Fortaleza. É rota obrigatória para a Reserva do Batoque (a 9 km) e Praia da Caponga (a 12 km).
Sua população foi estimada pelo IBGE (2016) como tendo 20.430 habitantes.
Seus principais logradouros são a Praça da Matriz (onde estão a igreja da Paróquia Nossa Senhora das Graças e o prédio da Prefeitura), a Praça da Cidadania (onde fica o Mercado Público) e a Avenida Capitão Nogueira, a região do comércio e ponto de encontro dos pindoretamenses.
Os engenhos de cana-de-açúcar (O Bari, Complexo Tradição, 3 Irmãos, Cana Doce, São Luiz etc). também estão entre os cartões postais da cidade. Nos últimos anos, eles vêm sendo visitados por turistas que querem conhecer seus produtos artesanais, principalmente suas rapaduras.
Não é à toa que a cidade é conhecida como a Capital da Rapadura.
Aproveitei minha passagem pela cidade para doar um exemplar do livro "Portal de Memórias: Paulo Gurgel, um médico de letras", para a Biblioteca Municipal de Pindoretama.
Onde se hospedar: Hotel Terral (85 3375-1213)
Há 10 anos - No dia seguinte, Elba e eu nos deslocamos à cidade de Pindoretama para um churrasco. Com a minha irmã Mirna, jornalista e assessora ad hoc da carta de navegação desta viagem. Destino: chácara de Cláudio Matos, situada num lugarejo chamado Pratiús, no município de Pindoretama. Cláudio, um funcionário da Receita Federal, é amicíssimo do meu irmão Luciano, a quem cedeu a chácara para a realização do churrasco. E Luciano tinha um forte motivo para, naquele ensolarado domingo, ali reunir a família e os amigos. Era a comemoração pela conquista da vaga no Curso de Medicina da UFC por sua filha Marina (irmã gêmea de Diana, que já faz Psicologia). Pela vocação que ela dá mostra de possuir para a carreira médica, antevejo uma formação brilhante para Marina, minha sobrinha e, daqui a seis anos, uma colega de profissão. In: EntreMentes, 05/03/2007

Nenhum comentário: