A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS NA FAZENDA PORTEIRAS

José Gurgel do Amaral Filho era cidadão que desfrutava da estima e consideração, não só em sua terra (Aracati-CE), como também no Rio Grande do Norte, para onde emigraram alguns de seus filhos e netos.
Era em sua FAZENDA PORTEIRAS, onde se realizavam as festas de casamentos e nascimentos. Certa vez, durante um desses eventos, um fato inusitado teve lugar: certa escrava, sentada à beira de uma cisterna, levantava nas mãos uma neta do Patriarca (do Aracati), quando a criança por acaso cai na cacimba. Imediatamente a criada mergulha, salva a pequena e sobe por uma escada humana feita pelos escravos presentes. Com gesto magnânimo, aquele homem de costumes rígidos chamou a preta e os demais escravos e os declarou livres. Isso teve lugar antes da Lei Áurea.
Extraído do livro "Na Trilha do Passado" (p.41), de Aldysio Gurgel do Amaral.
José Gurgel do Amaral Filho, o Patriarca de Aracati, nasceu em 28 de janeiro de 1784, na Fazenda Porteiras (foto). Casou-se, em primeiras núpcias, com Quitéria Ferreira de Barros, que faleceu em 5 de agosto de 1831, e, em segundas núpcias, com Maria Joaquina de Moura Ferreira, prima de Quitéria. Era trineto do Dr. Cláudio Gurgel do Amaral e bisneto de José Gurgel do Amaral, cuja tragédia já foi aqui relatada. (PGCS)
NO FATÍDICO ANO DE 1722
25/03 - A DATA MAGNA DO CEARÁ

Nenhum comentário: