SEMINÁRIO "DIREITO COM ARTE"

Compartilho com os amigos, solicitando comparecimento e apoio na divulgação:
"DIREITO COM ARTE"
http://www.jfce.jus.br/consulta-noticias/2483-seminario-direito-com-arte.html
Música, repente, poesia, literatura, cinema e... Direito. Essa interação aparentemente inusitada será a tônica do Seminário "Direto com Arte". O evento, promovido pela Justiça Federal no Ceará, será realizado no próximo dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no auditório do edifício-sede da JFCE, com inscrições gratuitas pelo e-mail: treinamento@jfce.jus.br.
A programação trará grandes nomes do Direito e do universo da arte, como o Ministro do Superior Tribunal de Justiça Napoleão Nunes Maia Filho e o repentista Geraldo Amâncio. Dois livros serão lançados durante o seminário: "Inverso Direito", uma coletânea de poesias de operadores do direito organizada pelos professores Daniel Giotti e Willis Filho; e "Os Olhos do Coração" escrito pelo juiz federal Augustino Chaves. O cinema estará presente com a apresentação de curtas dos cineastas Márcio Del Picchia e Francis Vale, além da presença dos atores Karla Karenina e Haroldo Guimarães, que fizeram o Brasil inteiro gargalhar nos filmes "Cine Holliúdy" e "Shaolin do Sertão".
"O principal objetivo é mostrar que o Direito está além da razão humana, alcançando a sua sensibilidade, como as artes", afirma o juiz federal Marcos Mairton. Ele diz que é inimaginável uma obra artística gerada exclusivamente a partir da nossa racionalidade. "Assim também é com o Direito. Daí se dizer que a palavra 'sentença' vem de 'sentir', o que nos conduz naturalmente à ideia de sentimento. E sentimento é emoção. É dessa relação entre razão e emoção que pretendemos tratar, a partir da relação do Direito com a Arte", pontua.
O Seminário conta com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe, da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região - Rejufe e da Academis Brasileira de Cultura Jurídica - ABCjuris.
Fernando Gurgel Filho

Nenhum comentário: