OSMAR DO CAMARÃO

Localizava-se no Mucuripe (cujas velas já foram cantadas por Fagner e Belchior), uma região habitada por pescadores.
O estabelecimento surgiu nos anos 70, fundado pelo cearense José Osmar Silva, funcionou até 2013, e teve o seu melhor período antes de surgirem os restaurantes no alto do Morro de Santa Terezinha.
Fortaleza é uma cidade plana, e a reurbanização do morro propiciou o surgimento de bares e restaurantes que ofereciam a seus frequentadores, além dos serviços específicos desses estabelecimentos, uma visão privilegiada da cidade.
O Osmar do Camarão, fiel ao nome do estabelecimento, tinha como prato principal o camarão. E, quase sempre, eu pedia naquele lugar o seu famoso camarão ao molho.
O restaurante funcionava nos fundos da casa do proprietário e, para chegar lá, o cliente precisava de esgueirar-se por um beco com dois palmos de largura que ficava ao lado da casa. Só esse detalhe já era uma atração à parte.
Pessoas famosas que chegavam a Fortaleza desejavam conhecer: o camarão do Osmar e o respectivo beco, não necessariamente nesta ordem.
Comentava-se que, não poucas vezes, o dono tivera de abrir a porta da frente da casa para que alguns fregueses pudessem ter acesso ao restaurante. Um deles foi o apresentador Jô Soares. Mas essa deferência só acontecia para pessoas especiais – de alto IMC.
Ver a reportagem c/ vídeo:
Acesso a restaurante cearense era feito por beco de dois palmos, Tribuna do Ceará
Provável endereço: Travessa São João, 386 - Varjota
Rua S João do Mucuripe, 386, 60175-430

Nenhum comentário: