COMIDA DI BUTECO

Numa festa de final de ano da extinta Rádio Gerais, o então produtor do programa Momento Gourmet - Eduardo Maya - propõe a João Guimarães, proprietário da emissora, e Maria Eulália Araújo, Gerente de Marketing e Comercial, a criação de um evento valorizando a cozinha de raiz e os botecos da cidade de Belo Horizonte. Com apoio financeiro e de mídia da Rádio Gerais e batizado de Comida di Buteco, nasce o pioneiro dos concursos dedicados exclusivamente aos botecos brasileiros.
Mas por que "Buteco"?
Buteco, assim com "U", é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares de estimação. O bar que é sinônimo de comida boa, ambiente democrático e de descontração, e que preserva o formato de sempre.
Ao longo dos anos, o concurso Comida di Buteco foi caindo no interesse das pessoas de outras regiões e atualmente é realizado em 20 cidades.
O que é o buteco

  • O buteco é um lugar sem sobrenome,mas com muita história.
  • Onde não há cor, porque é colorido por natureza.
  • Onde não existe nacionalidade, mas todos falam a mesma língua.
  • Onde não tem preconceito, religião ou profissão.
  • Onde todos falam de tudo e de todos.
  • O buteco é um lugar onde se faz amizades e se paquera.
  • O buteco é cultura e cumplicidade.
O Comida di Buteco em Fortaleza
A partir de 2011, Fortaleza também passou a sediar o referido concurso e, na edição de 2016, foram estes os vencedores:
Em 3º lugar, ficou o Bar do Helano, com seu tira-gosto "Sarrabulho", um guisado com miúdos de porco.
O 2º lugar foi o Teresa e Jorge, com a criação do "Aqui Não Tem Trouxa", uma porção de trouxinhas recheadas com costela bovina assada e temperos especiais, acompanhadas de geleia de pimenta e molho especial.
E, finalmente, o campeão foi o Bar do Nem, o Rei da Língua, com as "Almôndegas do Nem" (foto), umas almondegas diferentes, recheadas com queijo e acompanhadas de farofa e molho agridoce. Este bar é que representará Fortaleza no concurso Melhor Buteco do Brasil, de 2016.
http://www.comidadibuteco.com.br/

Nenhum comentário: