O MANGUE QUE SE FEZ PARQUE

Notícia institucional da SEMACE em que esta comunica a inauguração do Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó a 20/12/2010:
Ir para http://www.semace.ce.gov.br/2010/12/centro-de-referencia-ambiental-e-inaugurado-no-parque-do-coco/
A exposição FLORA ainda se encontra na entrada do Centro. Fotografei os pôsteres e, em seguida, digitalizei os textos para publicá-los.
1
Ao contrário do que muitos imaginam, os manguezais fazem parte dos ecossistemas mais complexos no planeta, sendo um dos mais produtivos ecossistemas costeiros das regiões tropicais e subtropicais do mundo todo, essenciais para a vida animal marinha e para a qualidade da água.Além disso, os mangues oferecem muitos benefícios ambientais, não só para a fauna mas para toda a população que se beneficia deste que é o berçário da vida marinha. Pescadores e marisqueiros dependem destes locais que são responsáveis por pelo menos 80 por cento dos recursos pesqueiros, direta ou indiretamente. E não é só isso, os mangues controlam as erosões, as enchentes, estabilizam a linha costeira e os bancos dos rios. Ainda, eles têm a incrível habilidade de sequestrar carbono da atmosfera, servindo como fonte e reposição de nutrientes e sedimentos para outros habitats costeiros tais como recifes de coral e leitos de algas marinhas.
2
O ecossistema de manguezal ocorre em regiões costeiras tropicais, estando associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro das águas de rios com as do mar. No passado, este foi considerado como "terras baldias" e muitos já quiseram transformá-lo em terras "úteis e produtivas". Dessa forma, muito deste ecossistema foi devastado, dando lugar a áreas urbanizadas e pastos. E, ainda hoje, é grande a pressão que este ecossistema sofre.
3
Os manguezais possuem uma vegetação típica, adaptada aos substratos pouco oxigenados, salinos e com frequentes inundações provocadas pelas marés.
No Parque do Cocó, encontram-se 4 espécies de mangue: mangue branco (Laguncularia racemosa), mangue preto (Avicenia germinans), mangue vermelho (Rhizopora mangle) e mangue botão (Conocarpus erectus). Eles formam grandes áreas de florestas de manguezal, contrastando com o ambiente urbano de seu entorno. Além disso, outras espécies podem também ser encontradas como as samambaias do mangue (Acrosticum aureum), a papoula do mangue (Hibiscus sp.) e algumas gramíneas comuns de áreas de manguezais.
'Do rio com o mar nasceu o mangue que se fez Parque"

Nenhum comentário: