PLATICÉFALOS NO VESTIBULAR DO ITA DE 2015

por Marcelo Gurgel C. da Silva, do Instituto do Ceará
O jornal "O Povo", de 31/12/2014, estampou em suas páginas 7, 9 e 19 anúncios publicitários de três renomadas escolas de Fortaleza sobre os resultados de seus respectivos alunos no vestibular de 2015 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Uma escola anunciava 11 aprovações, outra reportava 25 aprovados e a terceira propagava 20 alunos exitosos. A comparação entre os três anunciantes, recorrendo tão somente ao número absoluto de aprovados, pode ser enganosa, porque a apreciação mais criteriosa deveria ter em conta o número de inscritos por instituição para calcular a taxa de aprovação específica.
Um dos anúncios confrontava a sua cifra com a quantidade aprovada nas capitais brasileiras de realização dos exames, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília etc., indicando que o seu desempenho, isoladamente, as superava, com a exceção do obtido em Fortaleza, até porque seus alunos já fazem parte desse rol.
São José dos Campos, a cidade-sede do ITA, foi contemplada com 45 aprovações, o que não surpreende, pois nela há um tradicional curso preparatório, que funciona em tempo integral, recebendo alunos estudiosos, de alto nível socioeconômico, e procedentes de todo o Brasil, ansiosos para ingressarem no ITA, aos quais oferece alojamento e suporte pedagógico diuturno.
No último vestibular do ITA, foram inscritos 7.792 candidatos, com uma concorrência de 45,84 candidatos por vaga, redundando na taxa final de aprovação de apenas 2,18%. A capital paulista participou com 1.627 candidatos (20,88%), mas assegurou só 14 vagas (8,24%) ao registrar uma taxa de sucesso de 0,86%, enquanto Campinas-SP não teve qualquer aprovado entre os seus 438 inscritos.
A supremacia dos cabeças-chatas cearenses nesse certame fica evidente diante da constatação de que Fortaleza, com os seus 783 postulantes, representando o terceiro maior contingente de inscritos (10,05%), amealhou 61 vagas, ou seja, mais de um terço da oferta (35,88%), fruto da mais elevada taxa de êxito (7,79%) alcançada, da ordem de 3,6 vezes a média nacional.
São José dos Campos tomou parte com o segundo maior grupo, formado por 803 (10,31%) inscritos, apropriando-se de 45 (26,47%) vagas; contudo, em que pese as excelentes condições de estudo propiciadas aos seus assistidos, logrou uma taxa de aproveitamento de 5,60%, inferior a que foi auferida pelos concorrentes da capital cearense. Note-se que Fortaleza e São José dos Campos abocanharam 62,35% dos lugares da nova turma de iteanos.
Os locais de aplicação com taxa de aprovação superior à média do País foram: Fortaleza (7,79%), São José dos Campos (5,60%,), Teresina (3,36%) e Rio de Janeiro (2,42%).
Por certo, o cearense Casemiro Montenegro, marechal-do-ar e fundador do ITA, se vivo fosse, estaria hoje jubiloso com o feito dos seus conterrâneos platicéfalos.
Publicado no jornal "O POVO", de 12/01/2015 ("Opinião" - página 9) e no BLOG DA SOBRAMES-CE.

Nenhum comentário: