MUNDINHO PEQUENO

Eta, mundinho pequeno!
Em julho de 1975 sai de um emprego, onde tinha uma posição confortável, para outro, onde a única vantagem imediata era o aumento de salário. Foi o maior salto no escuro que dei em minha carreira profissional. Fui trabalhar na recém inaugurada Bolsa de Valores de Brasília. A instituição era tão pequena que, não demorou, foi incorporada pela Bolsa de Valores Minas-Espírito Santo, vindo a se tornar na Bolsa de Valores Minas-Espírito Santo-Brasília.
Lá, conheci uma baiana por quem me apaixonei. Mas, como falar isso para ela?
Apesar dos meus 25 anos, não tinha nenhuma experiência com namoros sérios. Gostava era de namoricos aqui e acolá, sem muito compromissos.
Devagarzinho as coisas foram acontecendo. Um almoço hoje, um sorvetinho no outro dia... E a vontade de ficarmos juntos foi aumentando.
Mas a coragem de falar sobre namoro não vinha de jeito nenhum.
Um belo fim de semana fomos para um barzinho. Confidenciei para um dos amigos que estava a fim de namorar uma colega de trabalho que, por sinal, estava ali na nossa mesa e se chamava Gerusa.
Na época, estava passando a novela "Gabriel, Cravo e Canela" e o par romântico era o Dr. Mundinho - interpretado pelo José Wilker - e a Gerusa, filha de um dos coronéis de Ilhéus. E eu usava um bigodinho esquisito, muito parecido com o do personagem da novela. Nosso amigo Ozéas, caiu matando. Entre uma gozação e outra, saiu-se com esta:
- Já sei, você está querendo ser o Mundinho da Gerusa?
- Verdade, respondi meio sem graça.
E ele, no mesmo dia, soltou a frase decisiva:
- Geeente, parece que aqui tem um "Mundinho" Gurgel doido para namorar a Gerusa Falcão!
Creio que ela já desconfiava das minhas ótimas intenções. Na segunda-feira seguinte, eu estava sentado em uma das salas da Bolsa de Valores, hora do almoço, a Gerusa passou por trás da poltrona, abaixou-se e tascou um dos beijos mais saborosos do Distrito Federal. E resolveu a situação de uma vez por todas. Começamos a namorar e, dois anos depois, nos casamos.
Creio que, cedo ou tarde, tudo iria acontecer normalmente, mas o grande incentivo mesmo veio do "Dr. Mundinho" e a sua Gerusa. Ou seja, 1975 foi um ano de grandes decisões. Foi o ano que mudou o rumo de nossas vidas. Para melhor. Felizmente.
"Felomenal", caro conterrâneo José Wilker. Muito obrigado.
Fernando Gurgel Filho
Poderá também gostar de ler

Nenhum comentário: