BENJAMIN CONSTANT E TABATINGA. BREVE HISTÓRIA DE DOIS HOSPITAIS

O Hospital de Guarnição de Tabatinga foi criado pelo Decreto nº 66.510, de 28 de abril de 1970, no município de Benjamin Constant, tendo iniciado suas atividades em 1º de julho do mesmo ano. De 1970 a 1982, o Hospital funcionou na sede do município, no prédio da Unidade Mista de Benjamin Constant, da FSESP, com o trabalho conjunto de médicos do Exército e de funcionários da Unidade Mista. Administrado pelo Comando de Fronteira do Solimões (CFSol), sediado em Tabatinga, distrito de Benjamin Constant, continuou a atender principalmente a população civil (como nos tempos da FSESP).
Em 10 de julho de 1982, o HGuT foi transferido para a cidade de Tabatinga-AM (ex-distrito de Benjamin Constant). A sua autonomia administrativa foi obtida em 1º de janeiro de 1987. Hoje, aos 43 anos de existência, além de atender a comunidade militar do Alto Solimões, constitui uma importante unidade hospitalar de referência para a região, particularmente para a cidade de Tabatinga, fronteiriça entre Brasil, Peru e Colômbia, banhada pelo rio Solimões e localizada junto à cidade colombiana de Letícia.
Quanto ao prédio anterior do HGuT, em Benjamin Constant, é atualmente a sede do Hospital Geral de Benjamin Constant Dr. Melvino de Jesus, um hospital público de 34 leitos (V. ficha do estabelecimento no CNES), sob gestão municipal.
Causos da Amazônia
RECEBENDO A CARGA
O PAI DO VENTO
PIUM E CARAPANÃ

4 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Cópia de e-mail enviado por Marcelo Gurgel:
Caro Paulo,
Você esqueceu de mencionar que você serviu como capitão médico do exército brasileiro, nessa fronteira de três países, tendo assumido a direção do hospital militar.
Resposta:
Caro Marcelo,
Fui diretor e subdiretor do HGuT por 8 e 5 meses, respectivamente, no cargo de primeiro tenente médico. A promoção para capitão só aconteceu quando eu já servia no HGF, em Fortaleza.

Paulo Gurgel disse...

Roberto Rodrigues
31/10/2022 12:51
para mim
Prezado Senhor:
Meu nome é Roberto Rodrigues. Sou coronel reformado do Exército. Nos anos de 1969 - 1973, como tenente, servi no 4º Pelotão de Fronteira, em Cucuí (AM), onde conheci e fiz uma grande amizade com o então Cap Med Melvino de Jesus. Nunca mais nos encontramos, mas fiquei sabendo, pouco tempo depois da minha transferência de Cucuí para o Rio de Janeiro, que Melvino havia sido transferido para um hospital militar de Tabatinga. Na ocasião, teria levado consigo uma jovem de nome Ocirene, filha de um soldado do pelotão. Escrevi um livro sobre Cucuí, no qual presto merecidas homenagens ao amigo, porém não consigo obter informações sobre o restante da sua carreira. Pesquisando na Internet, descobri que o Hospital Geral de Benjamin Constant tem o seu nome, "Doutor Melvino de Jesus". Descobri também a sua página, na qual fiquei sabendo dos seus antecedentes como médico militar naquela área. Nesses termos, solicito sua ajuda para esclarecer alguns dados: Melvino casou-se? Teve filhos? Quando faleceu e em que posto? Antecipadamente grato por qualquer informação, deixo aqui os meus respeitosos cumprimentos.
Roberto Rodrigues - Cel Inf Rfm

Paulo Gurgel disse...

Paulo Gurgel Carlos da Silva
31/10/2022 17:49
para Roberto
Prezado Coronel Roberto Rodrigues
No período de 1974 a 75, como 1.º tenente médico servi no Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT), em Benjamin Constant-AM, e do qual inclusive fui diretor. Naquele período, o Hospital de Guarnição funcionava na sede do município, no prédio da Unidade Mista de Benjamin Constant, da FSESP, com o trabalho conjunto de médicos do Exército e de funcionários da Unidade Mista, e era administrado pelo Comando de Fronteira do Solimões (CFSol), sediado em Tabatinga.
Em 1977, quando servia como capitão médico no Hospital Geral de Fortaleza, solicitei desligamento do Exército. Desde então, não acompanhei as mudanças que ocorreram no Hospital de Guarnição de Tabatinga.
Mas sei que Tabatinga, onde ficava o CFSol e que era distrito de Benjamin Constant, é hoje mais pujante do que o município do qual foi desmembrada. É lá que funciona o atual Hospital de Guarnição de Tabatinga.
Quanto ao prédio anterior do HGuT, em Benjamin Constant, é atualmente a sede do Hospital Geral de Benjamin Constant Dr. Melvino de Jesus, um hospital público de 34 leitos (V. ficha do estabelecimento no CNES), sob gestão municipal.
(A foto que o senhor viu na minha página foi obtida na Internet).
Atenciosamente,
Dr. Paulo Gurgel

Paulo Gurgel disse...

Roberto Rodrigues
31/10/2022 19:47
para mim
Prezado Doutor Paulo Gurgel:
Muitíssimo obrigado pela pronta e esclarecedora resposta. Um grande abraço, com votos de saúde e sucessos.
Atenciosamente,
Roberto Rodrigues