ENSAIOS SOBRE O CINE FAMILIAR

Cruzando as veias da cidade e as da memória
"Conhecer Fortaleza é mais do que percorrer suas ruas, admirar seus monumentos, deslumbrar-se diante da sua paisagem natural. Conhecer Fortaleza é saber da sua história, é confrontar o seu passado com o presente que está aí, é dar uma volta no tempo e parar nos locais que contam fatos e reproduzem acontecimentos que marcaram, definitivamente, um pedaço importante da sua vida.
Os presentes ensaios sobre o Cine Familiar, de saudosa memória, trazem uma versão atualizada do que ele representou para algumas gerações de moradores do Bairro Otávio Bonfim, onde esse cinema, administrado pelos frades franciscanos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, estava instalado. Todas as informações aqui contidas resultam de experiências pessoais e de "estórias" que se ouviu contar, hoje guardadas no arquivo da memória."


Cine Familiar (Arquivo Nirez)

O polígrafo Marcelo Gurgel e a técnica em assuntos educacionais Elsie Studart escreveram recentemente ensaios sobre o extinto Cine Familiar de Otávio Bonfim. Foram publicados no Suplemento de Cultura e Literatura do Diário do Nordeste, em 6 de abril de 2013.
Link para acessar o primeiro destes ensaios (LEMBRANÇAS DO CINE FAMILIAR) no Blog do Marcelo Gurgel.
Link para acessar o segundo ensaio (NOS TEMPOS DO "FAMILIAR"), de autoria de Elsie Studart, no Blog do Marcelo Gurgel.

Nenhum comentário: