O CATAVENTO

para Fernando Gurgel Filho
A casa de n.º 53 da rua Justiniano de Serpa não mais existe. Foi demolida nos últimos anos em função de um alargamento do trecho da rua em que ela ficava. E nossa família não conservou nenhuma imagem do imóvel que foi berço da família Gurgel Carlos e sede do Instituto Padre Anchieta, educandário dirigido pelo nosso pai.
No livro "Anos Dourados em Otávio Bonfim", de Vicente de Moraes, deparamo-nos com a foto do Posto Carneiro e Gentil, tendo ao fundo um bonito catavento.
Pois esse catavento, como Vicente escreveu no livro, ficava realmente no quintal de nossa casa. Puxava água de uma cacimba que dividíamos com a família do Sr. Raul, a qual morava na casa seguinte.
Na falta de registros iconográficos da casa que se foi, fica convencionado que a foto do catavento (da forma como foi postada  no blog Fortaleza Nobre) passa a representar essa casa para fins saudosistas.
Arquivo Nirez
Comentário
Como no livro "O PEQUENO PRINCIPE", olhando a foto do catavento você verá a casa.
Auxiliadora Barroso, por e-mail

CONFRATERNIZAÇÕES E MENSAGENS

Confraternizações da véspera de Natal
1.º tempo - Apartamento de Moacir Pinto e Zaíra Macedo, pais de Elba.
2.º tempo - Apartamento de Mirna Gurgel e Andreas Heger, com a presença especial dos pais e da irmã de Andreas, recém-chegados da Alemanha.
Mensagens de Natal e Ano-Novo
Desejo agradecer e retribuir as mensagens recebidas dos seguintes amigos, colaboradores e leitores:
- Geraldo Bezerra (médico e escritor)
- Herbênia Gurgel (diretora da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira)
- Auxiliadora Barroso (médica - UFC 1971)
- José Luiz Paz (médico - UFC 1971) e Cecelia
- Winston Graça (médico e blogueiro)
- Celina Corte (médica e escritora)
- Nelson Cunha (médico - UFC 1971 e colaborador do blog EM) e Conchita
- Fernando Gurgel (funcionário público federal e colaborador do blog EM)
- Ormuz Simonetti (bancário, escritor e blogueiro)
- Martinho Rodrigues (médico e professor)
- Clovis Viana (médico - UFC 1971)
- José Simões (médico)
- Ana Margarida Arruda (médica, historiadora e blogueira)
- Afrânio Bizarria (bancário), na foto abaixo com Beth.


A vocês todos, os meus votos de um venturoso e próspero 2013.

CASAMENTO DE MARCELA E RICARDO

A cerimônia religiosa do casamento de Marcela e Ricardo, filhos de Sérgio Gurgel Carlos da Silva e Solange Maria Quezado Santos Gurgel e de Francisco William Cavalcante e Ângela Quezado de Figueiredo Cavalcante, respectivamente, será celebrada hoje (20), às 20 horas, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, à Avenida Dolor Barreira, s/n.
Em seguida, os recém-casados receberão os cumprimentos no Imperium Buffet, à Avenida Conselheiro Gomes de Freitas, 3333, na Água Fria.
26/12/2012 - Atualizando por inserção de foto
Marcela e Ricardo recém-casados. Clécio fotografou

AOS 70 LIVROS E ALÉM

“Fortaleza de encantos e (des)encantos”
Livro de Marcelo Gurgel Carlos da Silva, lançado pelo autor em 22 de novembro, no Auditório Paulo Petrola, da Reitoria da Uece, ao ensejo da XVII Semana Universitária. Com este título Marcelo Gurgel alcançou a marca de setenta livros publicados.
http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com.br/2012/11/convite-v-lancamento-coletivo-da.html
“Medicina da UFC 1977-2007: 30 anos de formatura da Turma Prof. José Carlos Ribeiro”
Obra organizada por Marcelo Gurgel, que reúne, no todo, quase 40 textos, em prosa e em verso, produzidos por 20 colegas, amigos e convidados, que foi lançada em 8 de dezembro, no Hotel Jangadeiros, na Praia do Presídio, durante a confraternização dos colegas da Turma Prof. José Carlos Ribeiro, pela passagem dos 35 anos de formatura (jubileu de coral) em Medicina, pela UFC.
http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com.br/2012/12/lancamento-do-livro-medicina-da-ufc.html
"Murmúrios Literários"
A antologia anual, de número 29, que reúne textos dos membros da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, seção do Ceará, uma das mais atuantes do país. A organização desses escritos coube a Marcelo Gurgel e a Ana Margarida Furtado Arruda.
http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com.br/2012/12/antologia-da-sobrames-2012-destaque-no.html

HOMENAGEM À DRA. LÚCIA ALCÂNTARA

O Centro de Radioterapia do Instituto do Câncer do Ceará passou a ser nomeado, a partir de hoje (14), Centro de Radioterapia Dra. Lúcia Alcântara, em homenagem a uma das médicas mais antigas da instituição.
Na solenidade de nomeação do setor, coube a saudação ao médico Marcelo Gurgel, colega de trabalho da Dra. Lúcia.
Formada em 1971 pela Universidade Federal do Ceará, a médica homenageada é radioterapeuta do ICC há 38 anos e também preside a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Ceará.
Parabéns à colega Lúcia Alcântara cujos serviços profissionais e sociais estão sendo formalmente reconhecidos na instituição em que trabalha. (PGCS)
Congratulations
Since I do not have Lucia's email please be so kind to give her my congratulations and regards .What a beautiful accomplishment , bringing back to the memories of a nice lady and wonderful colleague.
Regards,
Hugo Lopes

UMA TURMA DO COLÉGIO CEARENSE

Paulo,
Guardo uma foto PRATICAMENTE IDÊNTICA àquela (LINK) que publicaste em teu blog. Segue essa foto, uma outra com o detalhe da minha identificação (1) e os nomes que consegui garimpar. (2) Incrível como a grande maioria dos alunos está nas duas fotos (a minha e a tua).


Estudei em 1961 e 1962 no Colégio Cearense, 3.ª e 4.ª séries ginasiais, imagino. Depois concluí no São João e, em 1965 e 1966 estudei na Faculdade de Direito da UFC. Não concluí pois entrei no BB e fui mandado para os interiores. Depois optei por "faturar mais e estudar menos".
Afrânio Bizarria
N. do E.
1) Afrânio é o segundo da fila dos alunos sentados, contando-se da esquerda para a direita.
(2) A relação dos nomes dos alunos está em formato de imagem, pouco legível para publicação no blog.
Paulo Gurgel

ORMUZ NO PROGRAMA CONEXÃO POTIGUAR

O escritor e genealogista Ormuz Barbalho Simonetti, que lançou recentemente o livro "Praia da Pipa no Tempo dos meus Avós"(exemplar recebido, obrigado), concedeu uma entrevista a Pinto Júnior, apresentador do programa "Conexão Potiguar" da TV Bandeirantes, durante a qual anunciou estar trabalhando em dois livros de genealogia, um dos quais sobre a família GURGEL.
A entrevista de Ormuz foi postada no YouTube, fatiada em três vídeos.




JOÃO CARLOS CLEMENTE

Foto: Ewerton Lemos
Registro com grande pesar a morte de João Carlos Clemente Soares (foto), 66, conceituado empresário do ramo dos produtos de alumínio.
Ele foi morto, na última segunda-feira (03/12), em uma tentativa de assalto, ao chegar a sua fábrica no bairro Carlito Pamplona.
Clemente foi meu colega de turma no Colégio Cearense, época em que ele residia no bairro Farias Brito, nas proximidades do Mercado São Sebastião, e perto da rua Domingos Olímpio onde eu morava.
Comandava há tempos a Alumínio Ironte, uma empresa que pertenceu a seu pai, e uma loja de utensílios de cozinha, a Vitória Régia.
A última vez em que nos encontramos foi na Praia do Iguape, anos atrás, quando aproveitamos para reavivar lembranças de nossas juventudes.
Não esqueço a fidalguia com que Clemente tratava a todos.
Deixou esposa, três filhos e uma grande legião de amigos, pessoa benquista que ele era.
Paulo,
O João Carlos Clemente era casado com a Teresa Oliveira, minha prima legítima, filha do Gilberto Freitas de Oliveira, irmão da minha mãe, já falecido. Meu amigo, senti muito a partida do João Carlos, estive lá pela manhã, mas não fui ao enterro.
Afrânio Bizarria