A SENZALA DO NEGRO LIBERTO

Fica no município de Redenção - CE, em uma das margens da estrada CE-060, no Sítio Livramento, este museu sobre a história da escravidão no Brasil. Com a característica única de reunir na mesma edificação a Casa Grande e em seu subsolo a Senzala, o museu reúne documentos, fotografias, móveis e outros objetos que remontam ao século 18, além de uma série de instrumentos de tortura e humilhação. Estes instrumentos (tronco, correntes, algemas, chicotes e gargalheiras) dão bem a ideia dos sofrimentos que eram impostos aos escravos que caíam em desgraça com os seus senhores.
Foi em Redenção, cinco anos antes da decretação da Lei Áurea, que a libertação dos escravos começou em nosso país. Daí o nome escolhido para designar esse município ao ser emancipado do vizinho Acarape. Meu pai, Luiz Carlos da Silva, que era natural da região, tinha muito orgulho do passado libertário de Redenção.

Serviço
Preço do ingresso com direito a guia: 2,00
Outros atrativos locais: engenho (fabricado na Escócia e que produz a aguardente Douradinha), mercado da Sinhá (onde é possível a degustação de cachaça) e canavial
Distância de Fortaleza: cerca de 50 km
Idealização do projeto: família Muniz Rodrigues.

Nenhum comentário: