O DOUTO MIGUEL GURGEL

"Apesar de não possuir curso superior, Miguel Gurgel, como verdadeiro autodidata, destacou-se sobranceiro na pesquisa de sua ancestralidade, portador que era de largos conhecimentos humanísticos, chegando a ocupar relevantes funções públicas, como a de Diretor da Receita do Estado do Ceará, na qual demonstrou, sobejamente, aprimorada competência, a par de incontestável probidade para com a coisa pública. (1) Por último, tornou-se Provedor Vitalício da Santa Casa de Misericórdia, (2) oportunidade em que realizou profícua e valiosa administração. A este Varão de Plutarco foram conferidas, pelos governos federal e estadual, as medalhas do 'Pacificador' e da 'Abolição'. Católico fervoroso e praticante, prestou também relevantes serviços à Igreja, auferindo o reconhecimento da Santa Sé, que lhe outorgou a comenda de 'São Silvestre'.
Sobre sua pessoa dizia o espirituoso e saudoso Monsenhor Quinderé: 'O Miguel não é doutor, mas é douto'."

Extraído do livro "Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel do Amaral.

Notas de PGCS
(1) Miguel Gurgel tentou também a carreira política. Nas eleições de 1947, ficou como suplente de Deputado Estadual pela UDN (com 1552 votos).
(2) Sucedeu no cargo ao Desembargador Feliciano de Ataíde.
(3) No final dos anos 60, Miguel Gurgel reformou totalmente o antigo prédio do Asilo de Alienados. Destruindo as celas e construindo enfermarias, deu início a um novo tempo para o frenocômio.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Paulo
Há outro famoso Miguel Gurgel, o padre Miguel Gurgel, que dá nome a Escola de Samba Unidos de padre Miguel.
Está no livro.

Paulo Gurgel disse...

Meu Caro JB Gurgel,
Segundo pesquisei há duas escolas de samba em Padre Miguel - RJ, a Mocidade Independente e a Unidos.
Ambas chamadas de Padre Miguel, o nome do bairro em que elas se encontram e que tem este nome em homenagem ao padre espanhol Miguel de Santa Maria Mochon (1879-1947), que foi um benemérito da região. Fonte: Wikipédia.
Tire-me as dúvidas.