MEMÓRIA - RECITAIS DE CLÁUDIO COSTA

Em setembro de 1985, o violonista cearense Cláudio Costa deu um recital no Theatro José de Alencar. À época, o jornalista Rogaciano Leite Filho escreveria sobre ele:
"O som envolve através das cordas do violão. A música provoca então os sentidos, envolvendo o corpo, coração, mente, lembranças de uma antiga paixão...
Tudo é mágico no violão de Cláudio Costa, um dos maiores nomes da música instrumental do Ceará. O talento de Cláudio Costa não tem limites. Além do estudo intenso que se impõe há dezessete anos, em busca da perfeição, ele tem o poder da improvisação, chegando a atingir momentos que deslumbram pela beleza e por difíceis acordes.
Quando se ouve o violão de Cláudio Costa é difícil esquecê-lo. No domínio pleno das composições eruditas, sabe fazer maravilhosos arranjos de músicas brasileiras.
Agora, no Theatro José de Alencar, pode demonstrar sua capacidade musical e provar que esta terra possui valores que o Brasil inteiro precisa descobrir.
No seu violão tudo flui de forma espontânea e bela. Uma nova etapa de vida, por certo, desponta agora para este músico cearense: a emoção do palco, em trabalho individual. Basta agora dedilhar as cordas do seu violão e soltar o coração. O talento faz o resto."
Dois anos após, Cláudio Costa retornaria ao palco do Theatro José de Alencar. Para duas apresentações (assisti a uma delas) que aconteceram nos dias 9 e 10 de outubro de 1987, com o apoio da Universidade Federal do Ceará.
Teresa Fontenele, esposa de Cláudio, foi a apresentadora destes recitais em que ele homenageou o "Mestre do Violão" Andrés Segóvia.

PROGRAMAÇÃO
Violonista Cláudio Costa, 38
(numa entrevista à imprensa
local em 1987). Foto: Miguel
Portela
RETRATO BRASILEIRO - Baden Powell
BRASILEIRINHO - J. Pernambuco
PRELÚDIO - J. S. Bach
BERCEUSE JUSSARA - Baden Powell
ESTUDO Nº 1 - H. Villa-Lobos
INGÊNUO - Pixinguinha
ALLEGRETO - M. Guilliani
PAUSA PARA MEDITAÇÃO - Garoto
CHORO PARA METRÔNOMO - Baden Powell
VALSA DE EURÍDICE - Vinicius
CANTO DE OSSANHA - Baden e Vinicius
CARINHOSO - Pixinguinha
MISTY - Errol Garner
VENTO VADIO - Baden Powell

Ler também O VIOLONISTA MAIOR CLÁUDIO COSTA.

Nenhum comentário: