MARCELO E PAULO EM "RESSONÂNCIAS LITERÁRIAS"

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional do Ceará (Sobrames - CE) realizou no Náutico Atlético Cearense, último dia 4, a solenidade de lançamento do livro "Ressonâncias Literárias".
Esta antologia de prosa e poesia da Sobrames - CE (a vigésima-quarta) apresenta, entre seus autores médicos e convidados, os irmãos Marcelo (que foi ainda o coordenador do livro) e Paulo Gurgel.
No prefácio da obra, Giselda de Medeiros Albuquerque, da Academia Cearense de Letras, assim se manifesta:

"Ressonâncias Literárias vem, pois, salientar o papel do médico escritor ou escritor médico. Traduz o pensamento de seus autores que se utilizam da palavra não só como um instrumento terapêutico, mas também como um instrumento de criação estética. E isso se dá através da fusão interdisciplinar entre literatura e medicina advinda desse relacionamento cultural milenar, segundo o qual a literatura sempre caminhou junto com a medicina, pois afinal, reiteramos, uma das principais funções da literatura é a humanização, ou seja, dar a dimensão do homem em seu meio social, como o é também da medicina: ambas procuram alívio para os males humanos, como a dor, a doença, o sofrimento, a morte"

Marcelo Gurgel foi também um dos oradores na noite de lançamento do livro.

Nenhum comentário: