MEURIS, PESQUISADORA DA UNICAMP

O último número do "Jornal da Unicamp" traz uma reportagem de Manuel Alves Filho sobre as técnicas e processos que utilizam argila, algas marinhas e outros materiais na despoluição dos efluentes aquosos de origem industrial de alguns de seus problemáticos resíduos (metais pesados, óleos pesados e corantes) .
O foco desta reportagem é um trabalho que vem sendo realizado, há dez anos, por uma equipe de pesquisadores sob a coordenação da engenheira química cearense Meuris Gurgel Carlos da Silva (foto), professora da Faculdade de Engenharia Química da Universidade de Campinas (Unicamp), o centro tecnológico em que a pesquisa se desenvolve.
Os resultados obtidos até o momento, com o uso destas técnicas, têm-se mostrado bastante promissores. E alguns de seus processos, após testados com sucesso em escala laboratorial, já estão sendo utilizados por indústrias. Sendo previstos, ainda, que, com a aplicação das recomendações dos experimentos da equipe de Meuris Gurgel pelos chamados setores produtivos, vão resultar em importantes benefícios para a gestão ambiental.

Link para a edição eletrônica do Jornal da Unicamp.

Nenhum comentário: